quinta-feira, 21 de maio de 2009

O que esperar????

Hoje fiquei pensando no que escrever, tenho tantas coisas que quero dizer e compartilhar, mas me pego avaliando se isso ou aquilo seria mesmo útil, embora ache que um blog nem sempre precisa ser utilitário, ele pode servir também para as considerações do nosso cotidiano, para desabafar e para criar. Daí, hoje decidi mesclar o utilitário com um pouco de desabafo. Vamos lá: Aqui em casa continua uma enfermaria, embora estejamos todos medicados, esta gripe persiste e nos deixa bem mal, não sei se por isso ou se por outros motivos, Clarinha hoje amanheceu novamente com sintomas gripais, bem menos intensos, mas o suficiente para me deixar chateada, afinal estamos nisso desde o começo de maio. Eu já me vangloriava com o fato dela nunca ter gripado, sempre louvava as benesses do aleitamento exclusivo e considerava minha filhota uma supergirl...rsss....mas a gripe veio e nos derrubou. Sei que é só o começo e que as mães mais experientes devem me achar uma exagerada, mas fazer o que né...acho que é coisa mesmo de mãe de primeira viagem, de qualquer forma ver ela chorar e não poder resolver, acaba comigo. Mas..continuando o útil desabafo, levamos ela novamente ao médico, para ver se não deixava progredir esta nova-velha-renovada gripinha, enfim fomos no mesmo de emergência, pois a pediatra dela não trabalhava hoje. Depois de minha exposição temporal de tudo que aconteceu, ele disse que esta virose era assim mesmo, ia e retornava, mas de forma mais leve (grande consolo, queria que ela fosse e não mais voltasse, pelo menos este mês..rss), examinou Clarinha, que para minha decepção sorria para ele, a decepção é pq tempos antes na sala de espera, ela chorava e reclamava e depois do exame e de ter pesado ela com roupa, ele disse: pois é, isso mesmo, basta esperar esta virose passar...bem que eu argumentei, não seria preciso um raio x, visto que o outro deu uma pequena infecção bronquica, ele querendo se justificar por não ter pedido o raio x antes, me diz que todos os exames feitos naquele laboratório saem com o mesmo laudo !!!!! e eu pergunto: e como confiar então?? e ele me responde que deve ver a imagem para ter certeza do que está no laudo...mas eu ainda raciocino (embora os médicos em geral achem que somos desprovidos de inteligência) e penso, mas não verbalizo: mas quem escreve e assina um laudo é um médico também... enfim o que esperar deste nosso sistema de saúde, nem estou falando do atendimento público e sim do privado, daquele que pagamos para ter mais segurança em ser pronto e bem atendido, não tenho visto nada disso. Eu, como profissional de saúde que trabalha e já trabalhou muito em hospital e que convive profissionalmente com médicos e outros profissionais da sáude, sou um tanto quanto desconfiada de determinados atendimentos e condutas clínicas, por vezes, sou até criticada em familia, por ser assim, mas eu sei o que se passa com o atendimento em saúde hoje em dia, o descaso, o desrespeito, o atendimento fast food e o pior de tudo a desumanidade com a qual se tratam os pacientes. Logicamente, que conheço bons profissionais desta área (bem poucos) e que sei que em toda categoria, temos os bons e maus profissionais, mas numa área como a medicina, que cuida da vida do outro, o que devíamos esperar além de um tratamento mais digno e cuidadoso??? sempre me lembro da epóca da faculdade, no hospital que fazia internato em nutrição clínica, um médico (destes muito bons) que dizia aos seus residentes para tratar o paciente como eles gostariam que tratassem seus pais...acho que foram poucos os que ouviram esta recomendação...infelizmente.

2 comentários:

  1. Olá, querida!!!
    Não conta pra ninguém, mas tb sou de Niterói
    :)
    Bjs***
    Tenham um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Any!
    Muito obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
    Apareça sempre!

    Seu blog é muito legal!
    Bj

    ResponderExcluir